segunda-feira, 12 de julho de 2010

Previsões e Coincidências

Não há dúvida. O polvo Paul, fenômeno alemão de clarividência, vai entrar para a história das Copas como seu maior oráculo. Impossível explicar tamanha capacidade de acertar previsões de resultados de partidas de futebol envolvendo as maiores eleções do mundo. Me lembrei até de uma tal Zora Yonara, que fazia o horócopo na TV nos meus tempos de garoto (coisa de quem nasceu na década de 70). Não tenho certeza se ela acertava tanto quanto o molusco marinho em questão, mas a verdade é que essa coisa toda acabou me fazendo lembrar de uma outra história, acontecida no início da minha carreira de jornalista.

No final da década de 80, eu havia conseguido o tão sonhado emprego num dos maiores jornais diários do interior de São Paulo. Pois bem. Em pouco mais de seis meses de trabalho árduo na redação, fui convidado a deixar a reportagem do caderno de Cidades para assumir a editoria de Arte, Cultura e Variedades. Seria o responsável pela página diária e ainda fecharia duas páginas no Caderno de Domingo. Adorei a idéia de primeira. Só de não ter que sair prá fazer externa, já valia a pena. Afinal, naquele tempo não havia internet, celular e outras facilidades tecnológicas. E o pior: o jornal só tinha um carro prá levar e buscar os repórteres. Era praticamente uma "lotação".

Fiz a chamada "transição" com o editor que estava deixando a função prá assumir a editoria de Internacional. Ele me explicou os macetes, o que deveria fazer diariamente, e me mostrou, numa pasta, vários horóscopos já datilografados em laudas, prontos para publicação com suas respectivas datas. Tudo entendido, fui ao trabalho. Além de checar as notícias diárias de cultura, programação e novidades da TV e cinema, tinha o maior cuidado em não trocar as datas do horóscopo, afinal, imaginava que as previões haviam sido feitas realmente para aqueles dias. Mais ou menos duas semanas após meu início na editoria, percebi que as laudas do horóscopo estavam acabando. Fui até o secretário de redação. "E aí ?" - perguntei. "Vamos receber mais laudas de quem faz o horóscopo ?" O secretário de redação, um jornalista experiente e meio mal humorado riu com o canto da boca e não respondeu. Insisti. "Não te falaram como faz ?" - ele perguntou. E já emendou a resposta: "Vai no arquivo do jornal, pega a página de uns três ou quatro anos atrás e datilografa de novo. Não precisa mudar nada". Fiquei com cara de bobo por uns dez segundos. "Sério?" - perguntei. Ele respondeu somente que o método estava sendo usado há pelo menos dois anos.

Discutir mais o quê? Desci no arquivo, peguei uma pilha de jornais velhos e passei a publicar as previsões repetidas. No começo até deu um peso na consciência. Mas, numa manhã qualquer daquele mês, fui tomar café na lanchonete que ficava em frente o jornal (sempre tem uma...). Um casal na mesa ao lado estava com a edição do dia. Pararam no horóscopo e leram as previsões. Espichei o ouvido para os comentários: "Nossa" - ela disse. "Tudo certo. Como esse horóscopo é bom, não é?". O rapaz, que deveria ser namorado, concordou. "Eu leio todo dia. Não saio de casa sem o horóscopo". Deu vontade de contar a verdade. Mas às vezes previsões e coincidências podem acontecer. O polvo que o diga... ou você acredita mesmo que aquele bicho adivinha o futuro?

8 comentários:

  1. Perfeito!!! Fantástico!!!
    Como sempre seu Quirino com boas histórias para contar. E o mais interessante de tudo é que muita gente diz não acreditar nas “previsões”, mas não perde a oportunidade de espirar o horóscopo do dia. Hj estou de amarelo..rsrrsrs

    Sheila Pereira

    ResponderExcluir
  2. E na TV tem gente querendo saber se o polvo "Paul" traz a pessoa amada em 3 dias... rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  3. Fez-me lembrar uma história contada por meu Pai, jornalista como nós. No Jornal A Tarde, certa feita, por um motivo qualquer, o horóscopo não chegou. O fechador da página chamou um jornalista bom de texto (todos deveriam ser assim, não é mesmo) e pediu que ele escrevesse a previsão. A coisa saiu tão bem feita que ele virou suplente oficial de astrólogo... Deve ter recebido os seus elogios também.
    E viva o Polvo...

    ResponderExcluir
  4. Ahahah Adorei, chefe! É mesmo muita coincidência o Paul acertar as 8 partidas que previu! Só coincidência mesmo. A propósito, será que ele tem uma horinha vaga pra mim??? Rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as histórias, tanto a do Quirino quanto a do Gabriel. Bem legal. Eu nunca acreditei nessas coisas, mas como disse a Sheila, tem gente que acredita e não perde a oportunidade de ler.
    É muito bom ler boas histórias dessa área maravilhosa por quem vive e já viveu muitas delas, parabéns Quirino.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Quirino!
    Sou telespectador da TV itapoan, assistir o Balanço Geral de hoje e fiquei sabendo que você vai deixar a Bahia. Então, aqui estou para lhe desejar muita sorte e que, tudo dê muito certo e que você desenvolva um ótimo trabalho assim como desenvolveu em "nossa" TV Itapoan. Um grande abraço, boa sorte e vai com Deus!

    ResponderExcluir
  7. há! e continua com o blog viu! contando suas boas histórias tanto as que viveu aqui na Bahia, quando as que virão por onde vc for, abraço!

    ResponderExcluir