quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fundo do fosso

Eu já disse aqui que minha passagem como radialista esportivo rendeu várias histórias. Uma das mais vexatórias, com certeza, aconteceu durante a transmissão de uma partida de futebol numa cidade do interior paulista, onde a equipe deveria acompanhar um jogo da segunda divisão do Campeonato Estadual. O estádio era velho conhecido de todos nós. Construído na década de 70, possuía uma característica comum à algumas praças projetadas na época: tinha um fosso que separava o campo de jogo das arquibancadas. Uma medida de segurança para evitar invasões da torcida, que com o tempo havia sido extinguida na maioria dos estádios. Naquele, não. Tudo bem que o fosso não era tão fundo e ficava relativamente afastado das chamadas "quatro linhas". Mas não havia nenhuma grade de segurança entre o fim do gramado e o começo do fosso.

Tudo pronto para a transmissão, desci para o campo e coloquei o equipamento: fone e microfone "canequinha" (tudo com fio, claro). O plantão passa a bola para a abertura da jornada. Roda a pomposa e épica vinheta da "maior e melhor equipe do rádio do interior de São Paulo". O locutor anuncia o "início do espetáculo" e aciona os repórteres em campo para mais um show de informações. Eu e meu companheiro de gramado começamos o trabalho. A retrospectiva dos times, classificação, desfalques e as escalações prováveis das equipes, mantidas em sigilo pelos treinadores. Mais uma tarde de domingo sem grandes novidades prá quem está acostumado à rotina de acompanhar futebol pelo rádio.

O início do jogo se aproxima. Depois das escalações e entrevistas de praxe, os repórteres precisam deixar o gramado para o começo do jogo. Últimas informações antes de rolar a bola e lá estou eu falando sem parar. Sabe-se lá por qual motivo eu falava e andava prá trás, sem olhar. Instintivamente. Foi quando, de repente, senti que faltou chão sob meus pés. E eu desabei com microfone, fone, cabos, anotações e tudo que eu tinha direito. O barulho foi ouvido no ar, já que o microfone estava aberto. O locutor: "O que aconteceu?". E eu, na maior inocência, respondi no ar, como se falasse para um amigo: "Caí no fosso!". Pronto, estava feito o estrago. Sorte que o estádio estava relativamente vazio e a torcida não estava prestando muita atenção no repórter desastrado. O pessoal do banco de reservas mais próximo me ajudou a subir de volta. Não cheguei a me machucar, mas também não consegui terminar a transmissão. A vergonha era tanta que só voltei a um campo de futebol duas semanas depois. E naquele não tinha fosso.

3 comentários:

  1. Verdadeiramente, gostei da história. Muita divertida. Desculpe, mas, realmente uma cena muita divertida.
    Sócrates

    ResponderExcluir
  2. Olá Quirino...
    realmente suas histórias são ótimas!!! rs
    Lorena (Tv Cabrália)

    ResponderExcluir
  3. Sua história me fez lembrar de quando fiquei perdida nos rios da amazônia com a PM Fluvial por mais de 10 horas! Rrsrsrsrs.. A TV já tava pensando na indenização pra minha familia e pra do cinegrafista!! Só nós, jornalistas, pra termos pérolas como essas! Agora, cair em fosso em plena transmissão... essa é a melhor! Rsrsrsrsr.. Abç!

    ResponderExcluir